Reporter São José da Laje News

Notícias em Tempo Real
Câncer de Pele

Quais os cuidados após a cirurgia de remoção do câncer de pele?

O câncer de pele se divide em dois tipos: melanoma e não melanoma. O primeiro é mais raro – responde a apenas 3% dos casos da doença – e mais agressivo. O segundo é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Quando diagnosticados e tratados precocemente, apresentam altas chances de cura.

Em geral, o tratamento mais indicado para o câncer de pele é a cirurgia, feita com o uso de um bisturi. Nela, remove-se o tumor e uma margem de segurança de pele sadia. Esta margem de segurança varia de acordo com o câncer a ser tratado. O procedimento não exige internação e é realizado em nível ambulatorial, com anestesia local. A alta é dada logo depois que o paciente se recuperou da anestesia.

Como a cirurgia implica em cortes para remoção da lesão, após a cicatrização provavelmente a pele apresentará uma pequena cicatriz. Dependendo do paciente, ela pode ficar praticamente invisível ou muito aparente/alterada. Quando o câncer de pele é grande, pode ser necessário realizar uma cirurgia reparadora para que o resultado fique melhor.

O processo de cicatrização após a remoção cirúrgica de um câncer de pele pode levar algum tempo e se divide basicamente em  três fases:

Inflamatória: nesta fase, que se inicia imediatamente após a cirurgia e pode durar alguns meses, a cicatriz tem coloração avermelhada e pode apresentar edema, prurido e dor;

Proliferativa: pode durar alguns meses; a ferida adquire uma coloração rosada;

Reparo: é a última etapa do processo de cicatrização, que normalmente se conclui 12 meses após a cirurgia. Nela, a cicatriz está madura e vai aos poucos tendo sua tonalidade alterada, passando para o rosa claro e, depois, para o branco.

Quando a cicatrização estiver concluída, utilize sempre um protetor solar com FPS 50, no mínimo, quando sair ao ar livre, além dos hidratantes indicados pelo médico.

É normal na primeira semana o local da cirurgia ficar inchado ou com hematoma. Essas alterações são passageiras e tendem a melhorar a cada dia.

Cuidados após a remoção do câncer de pele

Os principais cuidados que se deve ter depois da retirada do câncer de pele são:

  • Logo após a cirurgia, tente manter-se sentada e, na primeira noite depois do procedimento, durma com travesseiros macios e mantenha a cabeça elevada. Evite apoiar-se sobre a área operada;
  • Durante uma semana, não se exponha ao sol ou à friagem;
  • Alimente-se normalmente; consuma carnes, ovos, leite e frutas;
  • Evite exercícios físicos intensos na primeira semana; realize apenas caminhadas e exercícios leves;
  • Volte ao consultório nos dias e horários estabelecidos pelo médico para a troca de curativos;
  • Limpe a ferida seguindo as orientações do médico para evitar que ela infeccione. Assim, a cicatrização será mais rápida e eficiente;
  • Faça uso da medicação indicada pelo especialista. Em alguns casos, podem ser recomendados antibióticos tópicos ou produtos cicatrizantes para estimular e acelerar a regeneração do tecido.

Como a avaliação da cicatriz faz parte do seguimento do paciente, pois o câncer de pele pode surgir novamente em suas bordas, nunca faça uma tatuagem em cima da cicatriz ou um procedimento estético de remoção de cicatrizes. Qualquer ação que altere sua aparência compromete o acompanhamento médico.

A recorrência costuma ocorrer nos primeiro dois anos após a retirada do tumor, por isso, é importante fazer acompanhamento médico durante cinco anos.

Caso a cirurgia de remoção do câncer de pele tenha resultado em uma cicatriz que causa incômodo estético, é possível disfarçá-la usando cosméticos, como bases e corretivos.

É importante que o procedimento seja realizado por um especialista para garantir que a cirurgia de remoção do câncer de pele seja segura e traga resultados satisfatórios ao paciente, sem riscos de complicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.